As Trilhas Da Escrita
caminhos e técnicas para escrever com naturalidade

Assista ao vídeo de apresentação
O livro “As Trilhas da Escrita – Caminhos e técnicas para escrever com naturalidade” (atualmente disponibilizado apenas em formato eletrônico (e-book)) é resultante das vivências de J. Simões em seus caminhos como escritor e professor de Língua Portuguesa e das experiências do co-autor Bruno Damásio Simões, nas áreas de elaboração e edição de textos de comunicação para instituições e projetos socioculturais e socioambientais.
Os recursos arrecadados com a comercialização desse livro (em conjunto com as outras publicações que compõem um combo) impulsionarão atividades socioculturais do Projeto Conversa por Escrito voltadas à capacitação de alunos e professores da rede pública de ensino, bem como integrantes de comunidades em situação de vulnerabilidade. O intuito dessas ações é estimular a criatividade e incentivar a produção de textos, a elaboração de projetos e a comunicação de pessoas com dificuldades de acesso às tecnologias da informação e da comunicação.
Livro As Trilhas da Escrita
O livro ““As Trilhas da Escrita – Caminhos e técnicas para escrever com naturalidade” tem como base um texto do professor e autor José Ferreira Simões (J. Simões), criado para auxiliar alunos universitários a melhorarem sua interação com a língua portuguesa e, por consequência com a leitura e com a escrita. O título original: “Língua Portuguesa aplicada à leitura e à produção de textos” reflete bem esse objetivo.
Alguns anos após a publicação original, verificamos que a versão digital do livro, disponibilizada gratuitamente por meio de uma plataforma antiga do google, havia recebido mais de 30.000 acessos.
Decidimos então reeditar o texto e aprimoramos o seu conteúdo para demonstrar possíveis caminhos que tanto estudantes (universitários, concurseiros, autodidatas e outros) quanto profissionais (servidores públicos, blogueiros, influenciadores digitais, empreendedores, produtores culturais e outros) podem seguir para aprimorar sua relação com o que chamamos de “universo da escrita”.
O conteúdo abrange, em sua primeira parte, os temas de: Comunicação, Redação e estratégias de produção de textos, literatura e escrita criativa. Na segunda parte do livro é trabalhada a relação entre a gramática, a leitura e a redação.
Ou seja, ao utilizar as técnicas ensinadas no livro “As Trilhas da Escrita” tanto estudantes quanto profissionais serão estimulados a buscar novos caminhos que os levarão a obter melhores resultados tanto na idealização e na execução de projetos pessoais (livros, blogs, textos, mídias sociais…), quanto em suas trajetórias profissionais (vestibulares, concursos e processos seletivos).
Mais informações: (61) 99274-3917
Obs: O projeto Conversa por Escrito teve uma de suas iniciativas aprovadas pelo Fundo de Apoio à Cultura do DF e ministrará “Oficinas de Leitura e Produção de Textos” para a capacitação de professores da Rede Pública de Ensino do DF. Esses professores se tornarão multiplicadores do conhecimento estimulando, assim, os alunos da rede pública de ensino do DF no que tange à formação de novos redatores e escritores.
A estrutura do livro “As Trilhas da Escrita – Caminhos e Técnicas para escrever com naturalidade” é baseada na trilha percorrida pela maioria dos escritores e redatores de sucesso. Ou seja, ela parte do entendimento do uso da linguagem na comunicação de ideias e conceitos, passa pelo aprendizado da interpretação de textos, pela compreensão das normas básicas de linguagem (no caso, a língua portuguesa), parte para os exercícios e experimentos de aperfeiçoamento técnico e, a partir daí, flui para a escrita prazerosa, com liberdade criativa.
A leitura dos textos e exercícios pode ser feita de forma livre, pois, os elementos se estruturam de forma independente, com o intuito de despertar a criatividade e estimular um processo dinâmico que facilite a compreensão.
Para incentivar a leitura criativa e trazer algumas questões básicas do aprendizado da língua portuguesa, dividimos o texto em duas partes, sendo a primeira mais voltada para os processos de redação e escrita criativa e, a segunda, mais voltada para os processos de leitura e de aplicação de regras da língua portuguesa.
A separação foi feita para que os temas relacionados à gramática e à leitura possam ser examinados de forma independente. Desta forma, os textos podem ser lidos separadamente ou em conjunto, compondo assim uma obra literária mais completa para aqueles que desejam se aprofundar de forma mais generalizada, porém, trabalhando os temas de forma específica para estimular os processos de compreensão.
J. Simões
Um poeta apaixonado pela literatura e pela educação. Tem especialização em Língua Portuguesa, mestrado e doutorado em Educação, além da experiência adquirida escrevendo mais de 30 livros. Demonstra imenso prazer em compartilhar experiências e conhecimentos com todos aqueles que desejam se aperfeiçoar na apaixonante e tão necessária arte de escrever com naturalidade.
Bruno Damásio Simões
Poeta, comunicador, pesquisador e entusiasta das áreas de turismo e nomadismo digital. Tem especialização em Gestão da Comunicação em Organizações e é Mestre em Turismo pela UnB.
Tem experiência em assessoria de imprensa e em criação de conteúdo para sites institucionais. Trabalhou em empresas e órgãos governamentais, em organizações da sociedade civil e em empresas de turismo. Também atuou com organização e produção de eventos socioculturais e socioambientais e com elaboração de projetos para captação de recursos.
Atualmente, troca conhecimentos com seu pai (J. Simões), trabalhando em parceria com ele na idealização e na consolidação do Projeto Conversa por Escrito, sendo o responsável pela edição de textos e construindo, em conjunto com J. Simões, novos livros.
Consolida, assim, seu sonho de se tornar escritor e de, também, empreender no ramo da editoria de livros.
Número de páginas:
305 páginas
Idioma:
Português
Edição:
Projeto Conversa
Por Escrito
Tamanho do arquivo:
02 MB
Formato:
PDF
Compartilhe:
Conteúdo
Para incentivar a leitura criativa e trazer algumas questões básicas do aprendizado da língua portuguesa, dividimos o livro “As Trilhas da Escrita” em duas partes. A primeira é voltada para os processos de redação e escrita criativa e, a segunda, mais direcionada aos processos de leitura e de aplicação de regras da língua portuguesa.
Decidimos separar as duas partes para que os temas relacionados à gramática e à leitura possam ser examinados de forma independente. Desta forma, os textos podem ser lidos separadamente ou em conjunto, compondo assim uma obra literária mais completa para aqueles que desejam se aprofundar na leitura. Porém, trabalhando os temas de forma específica, para estimular os processos de compreensão daqueles que têm dúvidas pontuais.
Acreditamos que não se pode dissociar a leitura da escrita, porque a escrita é uma releitura, ou seja, é a leitura que o redator/escritor faz do objeto em foco. O livro “As Trilhas da Escrita – Caminhos e Técnicas para escrever com naturalidade” é um ótimo guia para aprendizados pontuais, mas, também, pode apresentar um caminho que te levará a ser um ótimo redator e, quem sabe, até um grande escritor.
