·

“Influencers” precisam aprender a escrever bem?

Conheça algumas dicas sobre comunicação e escrita

Porque “influencers” precisam aprender a escrever bem? O aprendizado da escrita é um grande diferencial e até mesmo uma necessidade para aqueles que querem se comunicar e transmitir uma mensagem ao mundo, ou, ao menos a um determinado público.

O universo da escrita, ou seja, os atos, teorias e conceitos ligados à escrita e à leitura, auxiliam tanto a compreensão, quanto a execução das técnicas comunicação, dentre elas podemos citar a produção dos famosos “conteúdos” que são veiculados em blogs e em mídias sociais. Mesmo vídeos ou podcasts necessitam de um roteiro ou texto base.

Os processos de comunicação embasados na leitura nos estimulam ao exercício do pensamento lógico e complexo. Esses processos impactam diretamente no planejamento, ainda que informal ou improvisado, das nossas interações, nos abrindo novas possibilidades e oportunidades de atuação profissional. (Escrevemos um pouco mais sobre oportunidades dentro do universo da escrita no artigo “Escrita e leitura em tempos difíceis“)

Antigamente, só o chamado clero e as elites governamentais tinham acesso à escrita e à leitura. Portanto, o povo é que desafiou as estruturas de “poder” e foi garimpando, mesmo de forma leiga, os aprendizados da escrita. Daí se deduz que saber escrever é uma das formas de exercer o “poder”.

A organização da transmissão de conhecimentos, a expressão de realidades sociais desconhecidas, assim como o registro de histórias, são grandes causas para que todos possamos nos envolver com os processos da comunicação escrita. (Recomendamos a leitura de um excelente artigo sobre ativismo digital: https://www.uol.com.br/ecoa/reportagens-especiais/serge-katembera-tambem-e-preciso-ter-uma-globalizacao-da-resistencia/index.htm#page8).

A cultura oral é bastante rica e deveria ser mais valorizada em nossa sociedade, porém, ela possui algumas limitações. Por isso, recomendamos que você comece a exercitar a escrita como forma de organização pessoal e de expressão dos seus pensamentos, conhecimentos e ideias. 

Para transmitir suas ideias os “Influencers” precisam aprender a escrever bem

Com o avanço das tecnologias digitais, os meios de comunicação se popularizaram. Hoje, qualquer um pode ter um canal ou um perfil e divulgar suas ideias a outras pessoas. No entanto, para que sua mensagem alcance minimamente os efeitos desejados, ela precisa ser bem formulada e bem transmitida. É aí que entra a escrita.

Engana-se quem pensa que a cultura das imagens veio para se tornar uma superação da cultura escrita. As duas linguagens estão intimamente ligadas. É praticamente impossível fazer um bom vídeo sem um roteiro ou um esquema, ainda que seja o mais básico possível. Isso, sem falar dos filmes, séries, apresentações e palestras que estão totalmente embasados na escrita.

Escrever precisa ser um processo natural, pois, aprender é um processo natural: aprendemos a todo instante, em todas as circunstâncias. 

Um dia desses, durante uma reunião na qual conversávamos sobre o ensino da escrita, alguém nos perguntou,: “Por que Paulo Coelho faz tanto sucesso, vende tantos livros?”  

Independente de julgamentos, a realidade é que se tornou um influenciador, mesmo antes da revolução digital. Seus livros dizem o que o público dele quer ouvir, quer ler. Suas músicas, compostas em parceria com Raul Seixas, são clássicos da discografia brasileira e até mundial, porque falam a mesma língua dos ouvintes, abordam os mesmos questionamentos e anseios, tratam das mesmas angústias e alegrias. 

A crítica especializada pode dizer que Paulo Coelho não é considerado um grande escritor, mas, sem dúvidas, ele é um grande comunicador, porque aprendeu a se expressar muito bem, por meio da linguagem escrita e, por isso, logrou sucesso, ainda que questionável, academicamente, em várias de suas obras.

Planejamento de textos – Confira algumas dicas práticas

O nível da comunicação é responsável pelo seu êxito ou fracasso. Aí, surge o óbvio, o elementar em tudo: o preparar-se bem, como o primeiro passo para evoluir. 

São infinitas as possibilidades de comunicação pessoal para que você se conheça e se faça conhecer. Esse é o seu problema: o que comunicar, por quê, como e a quem?

Para responder a essas perguntas, precisamos compreender que um mínimo de planejamento é necessário para a elaboração de qualquer discurso, seja ele transmitido de forma oral ou escrita. Falando em um português bem claro: “precisamos pensar antes de falar”.

Você pode iniciar seu texto, num “insight”, sem planejamento, mas, na formatação, é preciso dar uma ordem, uma lógica de raciocínio, de estrutura e expressão. Aí está o planejamento, a partir da ideia  original. Essa ideia tem de ser organizada, formatada para fazer o sentido desejado. 

Como sempre dissemos, “escrever é conversar por escrito”. Então, também precisamos pensar antes de escrever. 

Isso não quer dizer que antes de digitar qualquer comentário nas redes sociais ou um texto de mensagem instantânea você precisará elaborar um documento de planejamento estratégico. 

Só queremos ressaltar que você precisa pensar no que vai escrever.

Seja claro e direto em seus textos!

A melhor forma de evitar a perda de foco, que é o principal problema dos redatores iniciantes (e até mesmo de alguns bastante experientes), é ser o mais claro e direto possível, de preferência, transmita sua ideia principal logo no primeiro parágrafo.

É o que os comunicadores profissionais, especialmente os jornalistas, chamam de “lead”, que nada mais é do que uma forma de liderar bem o seus textos, “chegar chegando”, “meter o pé na porta”. Alguns treinamentos de comunicação auxiliam a organização das ideias a serem transmitidas. O exercício da síntese é uma das principais razões porque “Influencers” precisam aprender a escrever bem.

Após alguns processos de aperfeiçoamento, muitos artistas e outras personalidades conhecidas como “influencers” aprenderam técnicas de comunicação e hoje passaram a escrever muito bem seus roteiros e outros textos, tais como, os scripts de “stand up” ou os “scatchs” de perguntas e respostas.

Se você conseguir expressar, logo no primeiro parágrafo, o que quer dizer com aquele texto, com certeza, facilitará seus próprios processos de criatividade e de expressão e, dessa forma, atrairá a atenção do seu leitor.

Para facilitar, estabeleça as clássicas perguntas: O quê quero dizer? Porque estou dizendo isso? Como vou transmitir as informações que gostaria a respeito desse assunto? Quando e onde vou abordar cada uma das ideias que desenharão a estrutura do meu texto. 

Exercitar o pensamento complexo é um ótimo motivo “Influencers” aprenderem a escrever bem

Não podemos ignorar as evoluções extraordinárias que transformaram o mundo da comunicação, não só quanto às tecnologias, mas quanto aos processos de pensamento em relação aos problemas políticos, sociais, pessoais e conjunturais.

Evidentemente, um dos maiores problemas é eliminar as falhas ou, pelo menos, mitigá-las, minimizá-las o máximo possível. Logicamente, quanto menores forem ou erros ou enganos, maiores serão nossas chances de conseguir a tão sonhada “comunicação”.

Nossa proposta para você atuar bem, dentro deste contexto, é que  escreva naturalmente. Faça na comunicação pessoal o “seu melhor”. Use o nível de conhecimento gramatical e vivencial que tiver. Mas, esteja aberto a expandir seus conhecimentos, aprendendo sempre, melhorando sempre, prosperando.

Então, estamos dizendo para você não se assombrar com a gramática. Não chegue ao ponto de bloquear suas comunicações só porque não é um perito em pontuação, concordância, regência, sintaxe ou não tem um vocabulário elevado. 

Aprendemos a viver naturalmente e, nesse “viver” está inserido conviver com a gramática da nossa língua. Pensamos com a nossa língua e, por meio dela, evoluímos nos processos de linguagem. Ser natural é fazer o que precisa ser feito da forma mais fácil e menos bloqueada possível. Se expressar com naturalidade é uma das principais razões “Influencers” precisam aprender a escrever bem.

Vivências e experiências com a leitura e com a escrita

Falando de  Paulo Coelho, podemos observar que a primeira edição do livro “O Deus Negro” tem muito mais erros do que as últimas edições ou que seus últimos livros. 

Então, mesmo não sendo objetivo ou preocupação dele escrever em língua culta, ele evoluiu, prosperou na sua comunicação pessoal. 

Ainda que hoje ele conte com uma equipe profissional de redatores, editores e revisores, com certeza, as experiências e vivências com a leitura e com a escrita trouxeram maturidade aos seus textos e, aos poucos, foram transformando sua capacidade de expressão. 

Suponhamos que ele quisesse, de uma hora para outra, passar a escrever no padrão culto da linguagem, será que daria certo? Ele teria conhecimento para isso? Seu público livresco iria manter-se fiel, lendo textos que, provavelmente, pela dificuldade na linguagem, poderiam ter complicações para entender o que ele está “falando”?

Espontaneidade x revisão

Na nossa comunicação pessoal ocorrem falhas, ou os chamados “erros”, que podem ser corrigidos, podem ser minimizados. Ou seja, a comunicação pessoal é predominantemente espontânea, nos atos de transmitir comunicados, informações a alguém é natural. 

Essa transmissão de comunicados, na sua linguagem, vai ajudar a desenvolver o seu processo estratégico de construir sua imagem pessoal a partir do que você fala e escreve, construindo seu autorretrato falado e escrito. 

No mundo atual, estamos expostos nas redes sociais, o que cria o seu perfil, ou seja, basta apertar um botão e o mundo saberá quem você é, o que faz, quais são seus gostos, preferências, costumes, hábitos, religião, time para que torce, partido político ou linha ideológica. 

Há comportamentos, hábitos, costumes, práticas que falam por si. Então, cuide da sua comunicação pessoal porque dela depende, e muito, suas oportunidades e chances de sucesso. 

Cuide da sua imagem, dos seus gestos, das notícias que divulga, das atividades e eventos de que participa e expõe em suas redes. Mas, acima de tudo, cuide do que fala e escreve, pois, os registros podem durar muito tempo e influenciar em sua vida durante um longo período. Evitar arrependimentos também é uma das razões para aprender a escrever bem.

Lembre-se de algumas máximas populares ou filosofias de boteco, mas que fazem sentido na prática: “você é o que parece” ou “para o filho do rei não adianta ser, tem que parecer”. 

Dessa forma, sempre que puder, pense duas vezes no que vai falar, ou seja: leia com atenção seus textos antes de publicar. Você, com certeza, pode melhorar consideravelmente a sua capacidade de expressão com o simples processo de revisar, com atenção, os seus textos.

Evite “achismos e empirismos”

Cuidado com as “fofocas” e enganos que você mesmo poderá criar na sua comunicação pessoal, sendo descuidado com suas redes sociais. Sua “cara” virtual é, atualmente, sua maior aliada ou inimiga. Cuide dela. 

Em síntese, comunicação pessoal é a sua história, os caminhos por onde andou e poderá andar. Lembre-se da afirmação da Análise de Discurso: “Os sentidos estão na história”.

Não se engane, existem muitos interesses por trás dos algoritmos e robôs utilizados nas redes sociais, pois, a desinformação se tornou uma grande arma e um dos maiores perigos da atualidade.

Por isso, busque sempre enxergar o contexto e os processos históricos e políticos daquilo que assiste, lê e, principalmente, daquilo que comunica. Ajudar a esclarecer, a divulgar notíciais verdadeiras e assuntos interessantes é uma excelente razão para aprender a escrever bem.

Utilize as ferramentas de busca e as agências especializadas em verificação de notícias. Mantenha-se atualizado buscando informações em veículos de comunicação sérios. O combate às “fake news” é uma das principais razões para aprender a escrever bem, pois, um dos principais passos nesse aprendizado é a leitura analítica (tema que aboradaremos nos próximos posts)

Utilize as ferramentas adequadas

 O universo da escrita evoluiu bastante nos últimos anos. Hoje, por exemplo, contamos com inúmeras ferramentas que podem nos ajudar tanto nos processos de criatividade, quanto de registro, revisão e publicação de nossos textos.

Por isso, não se limite, ainda que não possua um celular de última geração, capaz de baixar os melhores aplicativos ou uma conexão de internet que te possibilite trabalhar on-line o tempo todo. Persista, busque as ferramentas que melhor se adaptam ao seu contexto e planeje seus passos para atingir o patamar que deseja.

Muitos jornalistas e escritores utilizam, por exemplo, um bloquinho de anotações para não desperdiçar ideias ou anotar alguns dados importantes. Hoje, praticamente todos os celulares possuem um aplicativo de anotações. Então, aprenda a usar esses aplicativos ou, se preferir,  o modo “roots” e obtenha um caderninho.

Também, não custa quase nada digitar o texto em um programa ou aplicativo de edição de textos. Isso te ajudará bastante a revisar os possíveis erros gramaticais.

O hábito de redigir o texto em um revisor também auxiliará a enxergar possibilidades de tornar seu conteúdo mais agradável e de trabalhar seu texto visualmente (tema que abordaremos em um artigo futuro).

Não surte, seja quem você é

Reforçamos que a nossa proposta é a de te ajudar a “escrever com naturalidade”, pois, você jamais poderá ser o que não é. 

Sua comunicação pessoal é a sua a vida, sua história e, se quiser fugir disso, terá de arrumar outra vida, outra história. Por isso, a boa comunicação está baseada em ser o mais verdadeiro e natural possível, porque ela é o seu espelho, o seu produto pessoal, sua luz ou escuridão. 

Você deve se mostrar de forma sincera e clara, porém, contando com técnicas, conhecimentos e com um mínimo planejamento. Honestidade com, você mesmo é uma das melhores razões para aprender a escrever bem.

Comunique-se! Acenda a sua luz!

Se você gostou do artigo, deixe seu comentário e assine nossa newsletter no formulário abaixo. Temos muito prazer em interagir com nossos leitores e, assim, você nos ajudará a construir um conteúdo cada vez melhor.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email

Você quer aperfeiçoar sua escrita e abrir novas portas em sua vida? 

Assine nossa newsletter e confira nossos artigos, com ensinamentos, dicas e promoções de ebooks gratuitos!

Projeto Conversa por Escrito – Escrita e Leitura transformando vidas!